Aprovação da Estratégia Geral do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para 2017-2021

No último dia 3 de julho de 2017, a Secretaria Corporativa do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – New Development Bank), localizado em Xangai, anunciou a aprovação unânime, pelos cinco países do BRICS, do texto da Estratégia Geral do Banco para o período 2017-2021. Trata-se de documento que visa estabelecer as metas que serão perseguidas pelo Banco no referido quinquênio, bem como as ações que serão desenvolvidas para sua consecução.

O NDB foi fundado em Fortaleza, em julho de 2014, como um banco multilateral de desenvolvimento para a elaboração de políticas e práticas que podem fazer frente aos desafios apresentados pelas tendências políticas e econômicas internacionais. O mandato do banco prevê a mobilização de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no BRICS e em outros países em desenvolvimento. A Estratégia Geral é o delineamento de como o banco pretende cumprir seu mandato, com o objetivo de, em 2021, ter o NDB reconhecido como provedor confiável de serviços e intermediário financeiro para projetos de desenvolvimento, com a confiança de seus acionistas e investidores.

A Estratégia Geral do NDB contempla ações inovadoras em três áreas: relacionamento, projetos e instrumentos, e conceito.

  1. Em relacionamento: a meta é alcançar equilíbrio, respeito mútuo e confiança entre o NDB e seus países-membros, de forma a que esses princípios permeiem todos os aspectos políticos e operacionais do banco. A soberania dos países é primordial, e os projetos apoiados pelo banco são desenhados para as necessidades individuais dos países, respeitando suas prioridades para investimento.
  2. Em projetos e instrumentos: as ações partem da premissa de que o desenvolvimento sustentável da infraestrutura é o núcleo da Estratégia Geral 2017-20121, e o banco tenciona que dois terços de seus compromissos de financiamento no quinquênio se refiram a projetos com esse objetivo.
  3. Em conceito: revela-se o objetivo do banco de ser ágil, flexível e eficiente na gestão de seus recursos, com mecanismos simplificados de revisão de projetos e supervisão de seu desenvolvimento, sem maiores necessidades de burocracia. A análise de projetos concentra maiores esforços em revisões ex-ante para projetos de maior risco, com procedimentos simplificados para revisão ex-post no caso de projetos de baixo risco.

    Acesse o texto integral da Estratégia-Geral 2017-2021 do NDB, texto original em inglês.

    Leia a matéria completa no site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – ITAMARATY.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário