Seminário sobre Cooperação Internacional inclusiva para o desenvolvimento sustentável é realizado em Lisboa

Seminario Sistema de Cooperacao Internacional para o desenvolvimento sustentavel em Lisboa

Realizou-se em Lisboa, entre os dias 15 e 16 de abril último, o Seminário “Construção de um Sistema de Cooperação Internacional inclusivo para o desenvolvimento sustentável. Contribuições da América Latina”, promovido pelo Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS), mantido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

Entre os temas debatidos, foi realizado o “Primeiro diálogo presencial para a elaboração do Segundo Plano de Ação Quadrienal da Cooperação Ibero-Americana (PACCI 2019 – 2022)”. Na ocasião, as delegações trocaram impressões sobre a necessidade de que os “Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos Ibero-Americanos (PIPAS)”, nome dado às iniciativas de cooperação promovidas pela SEGIB, sejam avaliados por fontes externas aos mesmos, de acordo com o que foi estabelecido no Manual Operacional de Programas da SEGIB. Para tal, está prevista a criação de uma plataforma de acompanhamento dos PIPAS.

Após a sessão de abertura, foram, realizados diversos debates, que contaram com intervenções ativas dos países participantes. Temas como o acesso ao financiamento de iniciativas de cooperação técnica, assim como critérios existentes para classificar quais países poderiam ter acesso a tais linhas, foram levantados, no contexto multidimensional da Agenda 2030.

Na sequência do comentário de Claudio Salinas, Chefe do Setor de Parcerias Estratégicas da União Europeia (UE), sobre novas possibilidades abertas pelas convocatórias de triangulação para a implementação dos projetos, oferecidas para a região, bem como pelas oportunidades contidas em programas temáticos existentes; Jorge Chediek, Diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), recordou que a cooperação trilateral pode ser um caminho para dar suporte à Cooperação Sul-Sul.

Ao final do encontro, entre os encaminhamentos acordados, ficou estabelecido que o capítulo 1 do próximo relatório de cooperação Sul-Sul Ibero-americano, publicação anual feita pela SEGIB, deverá ser dedicado ao tema: “Sistema de cooperação inclusivo”.

Leia a matéria completa no site da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário