Sanepar firma parcerias técnicas com Portugal

(Foto: Agência de Notícias do Paraná)



A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) assinou no dia 05 de Dezembro de 2018, em Lisboa, um Acordo de Cooperação Técnica com o Grupo Águas de Portugal (AdP) e um Memorando de Entendimentos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O presidente de Sanepar, Ricardo Soavinski, assinou os documentos com o presidente da AdP, João Nuno de Carvalho Mendes, e com o presidente da LNEC, Carlos Alberto de Brito Pina, e Jaime Melo Batista, coordenador do Centro Internacional de Lisboa para a Água (LIS-Water).

Com a AdP, a cooperação técnica visa uma atuação conjunta na busca por sustentabilidade nos processos de saneamento. A Sanepar e a AdP já vinham tratando desta parceria desde 2017, quando foi celebrado um protocolo de intenções que resultou na elaboração de um Plano de Trabalho conjunto.

A cooperação vai ocorrer nas seguintes áreas: inovação para a sustentabilidade, redução de perdas de água (em Lisboa, atualmente, o índice de perdas é da ordem de 10%), eficiência energética, digestão anaeróbia, controle de vazões em ETEs, ETEs sustentáveis, gestão de ativos e oportunidades de novos negócios.

“A consolidação dessas parcerias com as instituições portuguesas é um importante marco para a estratégia de internacionalização da Sanepar, que tem 17 cooperações técnicas com instituições de outros países”, afirmou Soavinski. No Brasil, a Companhia tem mais de 30 cooperações técnicas nacionais com universidades, institutos de pesquisa e empresas.

Leia a matéria completa no site da Agência de Notícias do Paraná.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *