Portugal volta a ter notas com classificação de investimento nas três principais agências de rating

Moodys Rating

Fotografia: REUTERS/Mike Segar



Portugal volta a ter as notas das três principais agências com classificação de grau de investimento.

Após manter por sete anos a dívida de Portugal num nível visto como “lixo” pelos mercados, a Moody’s retirou o rating do país de grau especulativo. A agência americana foi a última das três grandes a melhorar a nota da República para nível de investimento, depois das subidas da S&P, em setembro do ano passado, e da Fitch, em dezembro.

A decisão de melhorar a nota de Ba1 para Baa3, com perspetiva estável, é explicada pelos analistas da agência pela descida do índice de dívida sobre o Produto Interno Bruto (PIB). A Moody’s ficou convencida que a tendência de queda deste indicador, um dos mais determinantes na hora de avaliar o rating, é estrutural. O índice desceu no ano passado de mais de 129% para 124,8%. E isso levou a agência a rever em baixa as estimativas para esse indicador nos próximos anos. Prevê agora que se chegue ao final de 2021 com uma dívida de 116% do PIB.

https://dinheirovivo.frames.news/share/Yu4T3mTD

Além da tendência de redução da dívida, a Moody’s justificou a melhoria da notação com a diversificação da economia. Salientou que existem agora mais fatores de crescimento e uma posição externa estruturalmente melhor, o que torna a economia mais resiliente. A agência aparenta estar também mais tranquila com o setor bancário, prevendo menos riscos depois da despesa que o Estado teve de assumir nos últimos anos.

A Moody’s tinha o rating de Portugal com perspetiva positiva desde setembro do ano passado. Nessa altura admitia melhorar a classificação num prazo de entre 12 a 18 meses caso se confirmassem as melhorias orçamentais e tivesse provas de que o crescimento económico era amplo. Queria ainda aferir que haveria progressos na recapitalização dos bancos mais enfraquecidos.

Leia a matéria completa no site da DINHEIRO VIVO.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *