Participação da Câmara de Comércio Brasil Portugal do Paraná no Smart Energy 2016

Participação Câmara de Comércio Brasil Portugal do Paraná no Smart Energy 2016 (CIEI&EXPO 2016)

Representada pelo seu Presidente Dr. Antonio Athayde e pelo seu Vice-Presidente Secretário Sr. Adriano Greco da Fonseca, a Câmara de Comércio Brasil Portugal do Paraná (CCBP-PR) apoiou institucionalmente e prestigiou o Smart Energy 2016 (CIEI&EXPO 2016 – 3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes) realizado na FIEP – Campus da Indústria em Curitiba, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016.

Abaixo fotos de momentos importantes durante o Smart Energy 2016.



As palestras proferidas nesse evento disseminaram oportunidades no uso de energias renováveis, a partir das seguintes abordagens:

  • Eficiência Energética
  • Geração Distribuída
  • Políticas Públicas

A CCBP-PR, por intermédio do seu Vice-Presidente Secretário Sr. Adriano Fonseca, foi uma das entidades convidadas para a entrega da 2ª Edição do Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar.

A STCP – Engenharia de Projetos Ltda., empresa associada à CCBP-PR, também esteve presente ao evento, na pessoa do Engº Florestal Roberto Bonse, Diretor de Desenvolvimento Internacional da STCP.

No Painel 1 “Programas e Políticas Públicas”, moderado por Reginaldo Joaquim de Souza (TECPAR), no dia 18/11/16, houve uma palestra intitulada “Projetos de Baterias de Hidrogênio no contexto de armazenamento de energia de fontes renováveis”, apresentada por Tales Gottlieb Jahn, Pesquisador da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Segundo o Jornal Itaipu Sustentável de Junho 2015, distribuído na Conferência, o Mob-i foi criado em Itaipu, há mais de dois anos. Além de carros elétricos, utiliza postos de abastecimento (eletropostos) e a plataforma Mobi.me, aplicativo que traz em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.

O Mobi-i é desenvolvido não apenas na Usina de Itaipu como também em Curitiba, em parceria com a Prefeitura, a Aliança Renault-Nissan e o Centro para a Excelencia e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal.

Conforme já divulgado pela CCBP-PR através da notícia Portugal e Brasil querem construir carro eléctrico, dentre os acordos bilaterais assinados no dia 01/11/16, em Brasília, na XII Cimeira Luso-Brasileira, destacou-se um sobre mobilidade elétrica, entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), do Brasil, e o Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal. A Itaipu Binacional, a maior montadora de carros elétricos do Brasil, com mais de 80 veículos, foi uma das patrocinadoras do evento.

Nesse mesmo painel, o consultor Izoulet Cortes Filho (SEBRAE/ SETI/ TECPAR/ ASSESPRO), proferiu palestra intitulada “Plano Estratégico Setorial em TI”. Após essa palestra, a CCBP-PR através de seu representante o Sr. Adriano Fonseca aproveitou para convidar Izoulet Cortes Filho para o próximo WebSummit, que é a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, a realizar-se em Lisboa entre os dias 6 e 9 de novembro de 2017. Em novembro de 2016, foi a primeira vez que o evento saiu da casa-mãe na Irlanda para outro país.

O Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sr. Nuno Rebelo de Sousa, liderou uma missão ao WebSummit 2016 realizado em Lisboa. Evento esse considerado um sucesso pois contou com mais de 53 mil inscritos. As próximas edições do evento de 2017 e 2018 também ocorrerão Lisboa.

A CCBP-PR deixa aqui o convite para os empresários paranaenses interessados em participar do próximo WebSummit em novembro de 2017 em Lisboa. Aqueles que tiverem interessem em participar da missão à Lisboa para irem ao WebSummit 2017, pedimos a gentileza de manisferaem o seu interesse através do e-mail: secretaria@ccbp-pr.org.br.

Se desejar, entre em contato conosco para obter maiores informações sobre a nossa câmara de comércio, ou se preferir associe-se como pessoa jurídica, ou associe-se como pessoa física através do nosso site.

CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL PORTUGAL DO PARANÁ

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *