Itália aprofunda relacionamento com o mundo lusófono através do cinema

Festa do cinema italiano 2019

Foto: Festa do Cinema Italiano 2019



O embaixador da Itália em Portugal, Uberto Vanni d’Archirafi, declarou que o país tem interesse em aprofundar as relações multilaterais e bilaterais com o mundo lusófono, relembrando que o país é membro observador da CPLP desde julho de 2018.

Para comprovar essa intenção, a Embaixada da Itália está promovendo esse ano, pela primeira vez, um encontro para apresentar a programação da Festa do Cinema Italiano nos países de língua oficial portuguesa.


“É uma forma de estreitar relações com os países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no setor cultural. É um festival que se realiza há 12 anos em Portugal e mais recentemente chegou a países como Angola, Brasil e Moçambique. Queremos estender a outros países”, acrescentou o embaixador, assinalando que o português, “elemento unificador da participação italiana na CPLP”, é ensinado em 25 universidades italianas e conta com onze cátedras.

“O Instituto Camões financia 46 cátedras em todo o mundo e onze estão em Itália, o que mostra bem o interesse pela língua”, sublinhou o diplomata, apontando a importância do português em vários setores, desde a economia à cultura, passando pela política.

Uberto Vanni d’Archirafi afirmou que “a fama” de Portugal tem crescido a nível internacional, não só em termos do turismo, mas também em termos de desempenho econômico, o que tem atraído empresas e cidadãos italianos para o país.


Em 2004 viviam em Portugal cerca de 4.000 italianos, um número que tem vindo sempre a aumentar, de forma particularmente expressivo entre 2014 e 2018, quando este número mais do que duplicou, passando de 6.000 para os atuais 13.500 cidadãos italianos vivendo em solo Português.


A Festa do Cinema Italiano estreou em Angola em 2013 e deve chegar a Luanda em setembro desse ano. Moçambique aderiu à iniciativa em 2014 e vai voltar a acolher o festival em Maputo em maio desse ano.


A Festa do Cinema Italiano vai também apresentar-se em 16 cidades brasileiras em agosto, entre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Belém, Goiânia e Recife.

Leia a matéria completa no site da Cultura ao Minuto.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *