Exportações portuguesas de têxtil e vestuário somam 2.25 Bilhões de Euros até Maio de 2018

Setor Textil Portugal

As exportações da indústria têxtil e vestuário portuguesa aumentaram 2,2%, atingindo os 2,25 Bilhões de euros, até maio de 2018 face ao período homólogo, destacando-se as matérias têxteis com um crescimento de 2,8%, divulgou a associação setorial.

Segundo a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), nos primeiros cinco meses do ano também as exportações de vestuário cresceram, 2,2%, assim como as de têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados, que evoluíram 0,7%.

“Itália destaca-se como o cliente que mais cresceu, neste período, em termos absolutos, registrando um valor de praticamente 34 milhões de euros, ao que corresponde uma evolução percentual de 33%”, destaca, acrescentando que a evolução neste país “acaba por compensar algumas diminuições registradas em mercados importantes como a Espanha e os EUA, que registraram, ambos, quebras na ordem dos 4%”.

Para além da Itália, também a França (com um acréscimo de 13 milhões de euros e uma taxa de crescimento de 4,5%) e os Países Baixos (com um acréscimo de 9,4 milhões de euros e uma taxa de crescimento de 11,6%) registraram “um bom desempenho”.

Já fora de Europa, a ATP destaca as vendas para a China, que aumentaram 7,8 milhões de euros (equivalentes a mais 53,9%). No final de maio, o saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário era positivo em 526 milhões de euros.

Leia a matéria completa no site da AICEP Portugal Global.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário