Câmaras de comércio em foco na visita de Eurico Brilhante Dias ao Rio de Janeiro

Secretário de Estado português da Internacionalização Eurico Brilhante Dias

Foto: Wikimedia.org



O secretário de Estado português da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, terminou hoje a sua visita de dois dias ao Rio de Janeiro, onde afirmou ter tido como missão estar junto das câmaras de comércio portuguesas no Brasil.

Numa visita marcada pela celebração dos 107 anos da Câmara de Comércio Portuguesa do Rio de Janeiro, o secretário de Estado referiu a importância do reconhecimento destas entidades.

“Venho com este simbolismo de acompanhar a câmara do Rio de Janeiro, no momento em que o Governo terminou todo o processo legislativo e regulamentar de reconhecimento de todas as câmaras de comércio portuguesas com sede no estrangeiro. (…) São mais de 40, só no Brasil temos 16 câmaras de comércio portuguesas. O Governo legislou, alterando o enquadramento jurídico e permitindo que elas tenham utilidade pública”, disse Eurico Brilhante Dias.

Um dos setores com mais presença portuguesa no Brasil é a energia, através da Galp e da BP, mas o foco do secretário de Estado da Internacionalização é conseguir uma maior ligação entre empresas brasileiras e portuguesas nos restantes setores.

Segundo o secretário de Estado, o Governo está a procurar “envolver cada vez mais as câmaras de comércio (…) para aumentar o número de interações entre empresas portuguesas e empresas brasileiras que permitam aprofundar o relacionamento econômico com o Brasil”.

Eurico Brilhante Dias considerou ainda que a grande comunidade emigrante portuguesa a viver no Brasil e o seu caráter empreendedor “é uma base evidente do relacionamento entre” os dois países.

Leia a matéria completa no site do Diário de Notícias.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *