Advogado Antônio Athayde recebe Cidadania Honorária de Curitiba

Dr. Antônio Athayde recebendo o título de cidadão honorário de Curitiba

Dr. Antônio Athayde recebendo o título de cidadão honorário de Curitiba das mãos da vereadora Julieta Reis (Foto: Chico Camargo/CMC)



A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, em sessão solene na segunda-feira (10/12), o título de cidadão honorário ao advogado e Presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal do Paraná (CCBP-PR) Dr. Antônio Francisco Corrêa Athayde. A maior honraria concedida aos não nascidos na cidade foi conferida no Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo, em uma homenagem de iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM), aprovada pela CMC em maio deste ano, e transformada na lei municipal 15.027/2017.

“A Cidadania Honorária é um reconhecimento a quem contribui com a cidade”, explicou Julieta Reis em seu discurso. Ela exaltou o sucesso pessoal e profissional do homenageado, natural da cidade do Rio de Janeiro e sócio e fundador de um escritório de advocacia com atuação diversificada. O trabalho de Athayde frente à Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Paraná também foi reconhecido pela parlamentar, “pois leva o nome de Curitiba para o mundo”.

A vereadora acrescentou que Athayde é filho e sobrinho de médicos, mas optou pelo Direito, para defender a causa da Justiça. “Começou com um pequeno escritório e hoje possui uma das maiores bancas de advocacia da capital”. O presidente da CMC, vereador Serginho do Posto (PSDB), que coordenou os trabalhos, recordou que o Tio do cidadão honorário, o general Aristides Athayde Junior, foi vereador e inclusive presidiu a Casa em 1960.

Bancada sessão de homenagem ao Dr. Antônio Athayde (Foto: Chico Camargo/CMC)

Bancada sessão de homenagem ao Dr. Antônio Athayde (Foto: Chico Camargo/CMC)



Diante do plenário lotado de amigos e familiares, Antônio Athayde contou que chegou em Curitiba com 16 anos de idade e que poderia ter voltado para o Rio de Janeiro, mas não quis, pois sempre se identificou com os curitibanos e aqui decidiu constituir família. Ele agradeceu pela homenagem, a formação recebida dos pais e o apoio dos amigos e familiares, ao ressaltar que na data de hoje comemora-se o aniversário de sua esposa, Rosa Maria de Pauli Athayde.

Convidados na sessão solene de homenagem ao Dr. Athayde - 10-12-2018

Convidados na sessão solene de homenagem ao Dr. Antônio Athayde – 10-12-2018



Antônio Athayde diz que procura levar sua vida de forma simples e sempre com muito trabalho. Neste momento recordou, emocionado, de um lema que sempre ouvia dos pais e que dividiu com os presentes: “deve-se ter medo de falta de trabalho e não de excesso de trabalho”. O advogado ainda embargou a voz ao lembrar do seu primeiro escritório próprio, no qual fazia todas as funções, de faxineiro a entregador, do que disse não ter vergonha, mas orgulho.

O homenageado

Dr._Athayde_recebe cidadania honorária de Curitiba (Foto: Chico Camargo/CMC)

Momento do discurso do Dr. Antônio Athayde, Presidente da CCBP-PR (Foto: Chico Camargo/CMC)



Antônio Francisco Corrêa Athayde formou-se em Direito em 1978, na Faculdade de Direito de Curitiba, e possui pós-graduação nas áreas de Direito Ambiental e Direito Comercial Internacional – MERCOSUL. Trabalhou em diversas instituições públicas e privadas, e lecionou na Universidade Positivo. É membro do Conselho Temático de Direito Tributário da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial do Paraná (ACP). É pai da engenheira Thayanna Athayde e do advogado e Sócio Gustavo Athayde.

Também participaram da solenidade o vereador Oscalino do Povo (Pode); Rogério dos Santos Vieira, cônsul de Portugal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Zaki Akel Sobrinho, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná; Marielva Andrade Dias, vice-presidente do Grupo Positivo de Tecnologia, Julio Canestraro, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais – ACIAP, Thales Zugman, vice-presidente da Associação da Indústria da ABIMCI; Rommel Barion, Presidente do Sincabima e do InPAR; Alain Daniel Tissier, vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e os vice-presidentes da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Gladys França, Luiz Pegado, Adriano Fonseca e Sônia Gama Ruberti Birskis.

Confira abaixo a sessão solene na sua íntegra.


Notícia oficial da Câmara Municipal de Curitiba (CMC)

CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL PORTUGAL DO PARANÁ

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *