190 milhões de Euros destinados às PMEs portuguesas inovadoras anunciados na Web Summit em Lisboa

Comissção_Europeia

O Fundo Europeu de Investimento (FEI), com o apoio do mecanismo InnovFin Equity e do programa COSME EFG, está a investir em dois fundos de capital próprio em Portugal – Vallis Capital Partners e Mustard Seed MAZE Social Entrepreneurship Fund I. Estes investimentos beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o cerne do Plano de Investimento para a Europa.

Sendo o primeiro fundo de investimento de impacto social em Portugal, espera-se que o Mustard Seed Maze Social Entrepreneurship venha a ser um fator de mudança no mercado português. Proporcionará a primeira fonte de financiamento estável para os modelos empresariais de inovação social mais promissores em Portugal. Os investimentos do fundo Vallis Capital Partners serão usados para apoiar as dinâmicas de sustentabilidade, incluindo setores relacionados com o crescimento demográfico e a escassez de recursos naturais.

A Vallis Capital Partners lançou um fundo vocacionado para o mercado inferior médio no montante de 150 milhões de EUR, o Vallis Sustainable Investments II, que se destina às PME portuguesas nos próximos 5 anos. O investimento do FEI beneficia do apoio da UE no âmbito do programa COSME financiado pela Comissão Europeia.

O Mustard Seed MAZE Social Entrepreneurship Fund I é um fundo de investimento com impacto social, no valor de 40 milhões de EUR, que investe em empresas sociais em Portugal e que terá o apoio da vertente PME em fase precoce do mecanismo InnovFin Capital Próprio, ao abrigo do Horizonte 2020, o programa-quadro da UE para a investigação e a inovação, e do Acelerador de Impacto Social. Será o primeiro fundo de investimento de impacto vocacionado para as empresas sociais portuguesas.

Ambos os fundos beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), que está no âmago do Plano de Investimento para a Europa – o Plano Juncker.

Leia a matéria completa no site de notícias da Comunidade Européia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *